top of page
gc_3.png

————

nov. de 2013

chamado
ao leu

chamado ao leu foi uma iniciativa dentro do módulo 2 da disciplina Paisagem Local/Paisagem Global ofertada no contexto da Pós-Graduação da Escola de Belas Artes UFMG, no segundo semestre de 2013. Focalizando a paisagem como mote de inegável tradição dentro da história da arte, havia um interesse em lançar sobre ele novas questões, atualizando-o diante da realidade das redes e da subtração das distâncias geográficas que proporcionam, em suas diferentes formas de produção, reprodução e dilaceramento. Mas, interessava sobretudo, a experiência física dos espaços, a vivência de lugares insuspeitados e reveladores de possibilidades. Dividida em subtemas (Habitar a imagem; Paisagens deslocadas; Circuitos e caminhos; Pequenas Urbanidades Livres; Dispositivos de ação e apresentação) partimos inicialmente de uma discussão sobre a imagem habitada ao entendermos o corpo como instância primordial de contato com a paisagem.

A presença desse corpo nos espaços da cidade ou de qualquer outro contexto, seria uma perspectiva incontornável para podermos pensar a imagem e qualquer produção artística que se relaciona com a paisagem. O conceito de Pequenas Urbanidades Livres – PUL, trazido da experiência do grupo de artes cênicas francês ktha, foi um detonador de pesquisas, a princípio individuais, que gerou uma proposta coletiva de visita a dois espaços da cidade e, por fim, a escolha de uma localidade para a qual o grupo se dedicou a propor e realizar uma ação de expedição urbana aberta ao público, associada a dois encontros com integrantes do grupo ktha especialmente convidados para a programação final. A experiência se tornou, por sua potência, a origem do grupo leve que iniciou suas primeiras reuniões no semestre seguinte, a princípio com o mesmo grupo que se reuniu na disciplina. Mais detalhes sobre essa iniciativa  encontram-se na publicação LEU, lançada em 2017.

Participantes:

Alice Costa. Cecília Pederzoli. Drin Cortes. Elisa Campos. Fernanda Macruz. Juliana Palhares. Maria Luísa Fonseca. Marlúcia Temponi. Rodrigo Borges. Rodrigo Valente. Rosangela de Oliveira. Sávio Reale. Thálita Motta.

bottom of page