chamado ao leu foi uma iniciativa dentro do módulo 2 da disciplina Paisagem Local/Paisagem Global ofertada no contexto da Pós-Graduação da Escola de Belas Artes UFMG, no segundo semestre de 2013. Focalizando a paisagem como mote de inegável tradição dentro da história da arte, havia um interesse em lançar sobre ele novas questões, atualizando-o diante da realidade das redes e da subtração das distâncias geográficas que proporcionam, em suas diferentes formas de produção, reprodução e dilaceramento. Mas, interessava sobretudo, a experiência física dos espaços, a vivência de lugares insuspeitados e reveladores de possibilidades. Dividida em subtemas (Habitar a imagem; Paisagens deslocadas; Circuitos e caminhos; Pequenas Urbanidades Livres; Dispositivos de ação e apresentação) partimos inicialmente de uma discussão sobre a imagem habitada ao entendermos o corpo como instância primordial de contato com a paisagem.
A presença desse corpo nos espaços da cidade ou de qualquer outro contexto, seria uma perspectiva incontornável para podermos pensar a imagem e qualquer produção artística que se relaciona com a paisagem. O conceito de Pequenas Urbanidades Livres – PUL, trazido da experiência do grupo de artes cênicas francês ktha, foi um detonador de pesquisas, a princípio individuais, que gerou uma proposta coletiva de visita a dois espaços da cidade e, por fim, a escolha de uma localidade para a qual o grupo se dedicou a propor e realizar uma ação de expedição urbana aberta ao público, associada a dois encontros com integrantes do grupo ktha especialmente convidados para a programação final. A experiência se tornou, por sua potência, a origem do grupo leve que iniciou suas primeiras reuniões no semestre seguinte, a princípio com o mesmo grupo que se reuniu na disciplina. Mais detalhes sobre essa iniciativa encontram-se na publicação LEU, lançada em 2017.
Participantes:
Alice Costa. Cecília Pederzoli. Drin Cortes. Elisa Campos. Fernanda Macruz. Juliana Palhares. Maria Luísa Fonseca. Marlúcia Temponi. Rodrigo Borges. Rodrigo Valente. Rosangela de Oliveira. Sávio Reale. Thálita Motta.