————
jul. de 2023
cântaros
Em cântaros foi um cortejo-exposição que aconteceu no Parque Américo Renné Giannetti (Parque Municipal de Belo Horizonte), entre o fim da tarde e o começo da noite de um sábado. O evento foi aberto e reuniu especialmente amigos e convidados do grupo de artistas participantes. No cortejo, foram compartilhadas as pesquisas criadas nos encontros do leve realizados nos meses de maio e junho de 2023, com abordagem inspirada no livro A Virada Vegetal, de Emanuele Coccia. Nesses encontros o grupo visitou o Mercado Central de Belo Horizonte, o distrito de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto, MG) e o Jardim Mandala (Faculdade de Educação da UFMG).
Em uma rota mais ou menos combinada pelas trilhas e gramados do Parque, o grupo apresentou trabalhos, performances e instalações artísticas efêmeras. Por isso, a intervenção não se deu apenas no espaço físico, mas também no tempo e no espaço social encontrados. Algumas das obras foram adaptadas para o deslocamento, enquanto outras foram planejadas para surgirem facilmente em algum ponto do percurso. Outras propostas ainda foram concebidas com um movimento intrínseco, idealizadas para a circulação. A transição do dia para a noite também foi incorporada ao cortejo, com alguns trabalhos sendo valorizados pela escuridão enquanto outros, pela luz do sol.
Luisa Marcolino
Participantes:
Camila Lacerda. Claudio Nadalin. Elisa Campos. Fernando Audemouc. Juliana Porfírio. Luiza Marcolino. Nano Sete. Thaiz Cantasini.