território l4
————
nov. 2019 — jan. 2020
No segundo semestre de 2019, com novo grupo configurado a partir de disciplina da Pós-graduação da EBA UFMG e contando com a importante colaboração de Matheus Couto, fizemos uma aproximação mais prolongada com o chamado Território L4, que reúne os bairros do Alto Vera Cruz, Taquaril, Granja de Freitas, Baleia e Vila da Área, na zona leste de Belo Horizonte. Após uma longa caminhada passando por várias localidades e circuitos curiosos do bairro, ciceroneados por Fernanda — moradora, ativista e profissional atuante no Abrigo Público do Granja de Freitas — definimos que, para diversificar nossa experiência, teríamos que nos dividir em três grupos de trabalho, cada qual focalizando então um espaço específico mapeado nesse primeiro encontro. Nossas reuniões passaram a acontecer no CEVAE Taquaril (Centro de Vivência Agroecológica), com o generoso acolhimento de Iara que nos recebeu com preciosas informações sobre a horta compartilhada, as espécies cultivadas e os projetos que realizam com a comunidade, sendo esta uma das localidades escolhidas para trabalhar.
O Abrigo, tanto pela presença de Fernanda, como pelo envolvimento anterior de Matheus, foi outro espaço escolhido. Por fim, o Centro Cultural Alto Vera Cruz foi o terceiro, sabendo-se que essas escolhas estavam na verdade atreladas aos diálogos construídos com os agentes e as comunidades com quem entramos em contato. Durante quase todo o semestre estivemos organizando e colocando em prática algumas propostas em comum acordo com os grupos locais, dando forma aos seguintes projetos: uma oficina de fotografia desenvolvida com adolescentes residentes no Abrigo; uma experiência de trocas junto a pessoas que tinham parcelas de terra cultivadas no CEVAE; a programação de oficina de arte, montada na calçada do Centro Cultural, aberta a todo tipo de público. Os resultados dessas iniciativas, que contaram com diferentes interações com a comunidade local, foram enfim reunidos em exposição montada no Centro de Referência de Assistência Social — CRAS Alto Vera Cruz, onde os grupos parceiros de cada espaço foram convidados a compartilhar a montagem, apresentação dos trabalhos e "vernissage" regado a iguarias feitas com os alimentos super frescos adquiridos no CEVAE. Dentre os visitantes, tivemos a importante presença de um grupo de professores e alunos do período noturno da Escola Municipal Israel Pinheiro, vizinha ao CRAS. O fato da exposição permanecer montada de dezembro a janeiro deu oportunidade de ampliar ainda mais o público visitante pertencente ao Território L4.
Participantes:
Anne Solimar P. Felix. Carolina Bicalho. Daniel Ducato. Elisa Campos. Felipe Santos Dias. Juliana Martins. Luiza Poeiras. Matheus Couto. Patricia Chiavazzoli. Pedro Ivo Leal. Rachel Falcão. Sergio Salomão Lopes. Vanessa Sousa Vieira.