top of page
gc_1.png

————

nov. de 2017

arte hoje

Em novembro de 2017, o leve foi convidado a participar de dois momentos deste evento arte hoje, organizado pela FAOP — Fundação de Arte de Ouro Preto: uma mesa em que foram realizadas comunicações relativas a algumas das pesquisas e práticas desenvolvidas pelos integrantes do leve; um ateliê, aberto a interessados, colocando mais uma vez a expedição como método de experimentação, criação, produção de imagens e exposição.

Thalita Motta, Maria Luiza, Ricardo Macedo e Elisa Campos fizeram suas apresentações na mesa com as seguintes comunicações: Ricardo Macedo apresentou o texto Formas de repensar a representação: ou quando a máscara cai e a realidade aparece, relatando a experiência do grupo leve no Bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte. Elisa Campos apresentou o projeto Alhos e Bugalhos, selecionado pela Bienal de Arquitetura de São Paulo, ocorrido no bairro Vila das Belezas, na periferia da cidade, a partir da iniciativa de uma feira de trocas proposta à comunidade. Thálita Motta falou a respeito da Deriva Pipa, realizada em Ouro Preto e Maria Luíza Fonseca, o texto Limiar relatando as duas experiências de performance realizadas com Thálita Motta na primeira e segunda versões do Chamado ao Léu, em 2013 e 2014.

 

A oficina, a qual nomeamos LEU — Laboratório de expedições urbanas, foi realizada em Ouro Preto e trouxe mais uma vez a proposta de deriva na cidade, sendo nesse caso escolhida a Mina JeJe como local de visita, sabendo-se que todo o percurso até lá, na ida e na volta, seriam também incorporados como parte da experiência. Alguns dedicaram-se a questões específicas como a própria interação com os guias que nos receberam na Mina. Outros se dedicaram à captura de imagens retratando circunstâncias no percurso: fachadas de casas; coletas de pequenos objetos; fotos dos reflexos de poças d'água; desenhos de linhas atravessando diferentes espacialidades; a aproximação a um túnel de mina; as intervenções de Bárbara Mol com a frase "qualquer caminho leva a toda parte", inserida em diferentes paisagens visitadas. Essas imagens, selecionadas, foram em seguida ampliadas e compuseram uma pequena mostra no espaço do evento.

Participantes:

Bárbara Mol. Elisa Campos. Maria Luísa Fonseca. Rachel Falcão. Ricardo Macêdo. Thálita Motta.

bottom of page